sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Sugestões de atividades com filmes

Assistindo o filme Karate Kid
Título original: (The Karate Kid)
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: Harald Zwart
Atores: Jackie Chan, Jaden Smith, Taraji P. Henson, Zhenwei Wang
Duração: 140 min
Gênero: Aventura



Sinopse
Dre Parker (Jaden Smith) se mudou com a mãe (Taraji P. Henson) para Pequim, devido ao trabalho dela. Logo ao chegar ele se interessa por Meiying (Han Wenwen), uma garota que conhece praticando violino na praça. A aproximação deles provoca a irritação de Cheng (Zhenwei Wang), que lhe dá uma surra usando a técnica do kung fu. A partir de então a vida de Dre se torna um inferno, já que passa a ser perseguido na escola por Cheng e seus colegas. Um dia, ao escapar deles, Dre é auxiliado pelo sr. Han (Jackie Chan), o zelador de seu prédio, que é também um mestre de kung fu. 

Responda:
1. Quem é o personagem principal do filme?
2. Quantos anos ele tem?
3. Qual a nacionalidade dele?
4. Onde ele foi morar e por que ele se mudou?
5. Qual foi a primeira impressão dele neste novo país?
6. Ele fez amigos? Quais?
7. Ele fez inimigos? Quem e por quê?
8. Qual a arte marcial que ele decidiu aprender e por que decidiu aprender?
9. Quem foi seu mestre?
10. Como foi seu treinamento?
11. Conte como foi o combate final:
12. As artes marciais, além da luta, ensinam muita disciplina. O que você acha que é mais importante na luta?
13. Você pratica alguma arte marcial ? Qual? Como é?
14. Quais as artes marciais que você conhece ou já ouviu falar?
15.O que você achou do filme?



UM SONHO POSSÍVEL


O filme conta a história de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem negro vindo de um lar destruído, que é ajudado por uma família branca, liderada por Leigh Anne (Sandra Bullock) que acredita em seu potencial. Com a ajuda do treinador de futebol, de sua escola e de sua nova família, Oher terá de superar diversos desafios a sua frente, o que também mudará a vida de todos a sua volta.

ATIVIDADES PROPOSTAS: 
1. Que ação (gesto) solidária (o) é tratada(o) no filme? 
2. Que fato mais lhe tocou? Por quê? 
3. O que você entende por solidariedade? É o mesmo que caridade? Explique. 
4. Que mudança a atitude da mãe, ao recolher o menino para a própria casa, resultou na vida de Big Mike? 
5. Em nossa cidade você consegue perceber algum caso de desigualdade social? Pesquise-os e registre de alguma forma: fotos, vídeos, reportagens... Que atitudes concretas são feitas para amenizar o problema? Há comprometimento da sociedade e dos órgãos públicos responsáveis? 
6. Como podemos ser agentes de mudança na sociedade? 

Quanto vale ou é por quilo?

Ficha técnica do filme
Título original: Quanto vale ou é por quilo?
Gênero: Drama
Duração: 104min
Lançamento (Brasil): 2005
Direção: Sérgio Bianchi
Roteiro: Sérgio Bianchi, Eduardo Benaim e Newton Canitto
Produção: Patrick Leblanc e Luís Alberto Pereira
Fotografia: Marcelo Copanni
Edição: Paulo Sacramento
Sinopse
Quanto vale ou é por quilo? é um filme baseado em um conto de Machado de Assis que propõe uma reflexão sobre a sociedade brasileira escravocrata do século XVIII e a contemporânea.
Em diversos momentos, o filme retrata que a escravidão, os capitães do mato eram atores de uma história escrita no passado. Mas, em outros, que tais “personagens” ainda escrevem a história do nosso cotidiano...
No período escravocrata, homens-escravos foram fonte de lucro e uma moeda corrente paralela aos contos de réis. A exploração humana era fonte de status e riqueza. O filme mostra, dentro dessa perspectiva, que o trabalho e o lucro de muitas ONGs se baseia no mesmo princípio: exploração da miséria humana.

11)    O que é justiça afinal? Aponte situações no filme em que a justiça foi cumprida e outras em que a justiça falhou.
22)    Quais são as novas formas de escravidão?
33)    Como o filme retrata as favelas? Comente a cena na qual Ricardo atola o carro próximo à cena de um assassinato.
44)    No Brasil há seriedade? Como o filme traça o perfil social do nosso país?
55)    O que é caridade? O que é doação? A doação é somente algo material?
66)    Como você analisa a situação mostrada no filme, em que duas ONGs brigam entre si para darem alimentos, sopa e cobertores a mendigos de rua?
77)    Por que as doações são, muitas vezes, vinculadas a crescimento espiritual?
88)    A oferta de Noemia a Mônica, para o custeio do casamento, é uma forma de escravidão? Que outra situação do filme retrata a mesma situação?
99)    Como os esquemas de corrupção são mostrados no filme? Em que situações?
110) Mônica decide criar uma menina negra. Por quê?
111) Por que o personagem interpretado por Lazaro Ramos compara as penitenciárias a navios negreiros?
112) O que o personagem interpretado por Lazaro Ramos quer dizer com a expressão “Liberdade para consumir”?
113) Como Candinho se envolve no mundo do crime?
114) Qual é a visão da sobrinha de Mônica sobre o mundo da moda? E seus valores?
115) Quem são os novos capitães do mato?
116) Como o filme retrata as campanhas publicitárias desconexas da realidade?
117) Em sua opinião, o que significa a expressão: “Vale quanto pesa ou é por quilo?”


Wall-E

SINOPSE:

Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

QUESTIONÁRIO WALL-E
1)Qual é o assunto, o tema principal do filme?
2)Por que você acha que uma grande produtora como Walt Disney preocupou-se  em fazer um filme com esse tema?
3)Você acha que o filme pode ser considerado infantil ?Por quê?
4)O robozinho Wall-E não é capaz de falar, entretanto ele consegue transmitir alguns sons e aprende a palavra EVA.O que esta palavra representa para ele?
5)Alguns objetos não têm nenhum valor para nós, seres humanos, mas interessantes.Cite alguns desses objetos e uma passagem do filme que comprove isso.
6)Qual era o sentimento de Wall-E com relação aos humanos?
7)No início  Eva era  programada apenas para seguir  um comando de Diretriz. Qual é a diretriz
de Wall-E?
8)Qual é o principal motivo que faz Eva deixar de seguir sua diretriz?
9)Os humanos viviam a bordo de uma nave chamada Axiom; o que houve com a espécie humana a bordo dessa nave?
10)Algo atrapalhava o retorno dos humanos para a Terra.O que era?
11)Wall-E era um robô extremamente solitário no planeta, tendo apenas uma baratinha como amiga.Por que esta baratinha “sobreviveu” a tudo que aconteceu com ela?
12)Wall-E assistia a  um vídeo onde os humanos faziam algo simples, e o sonho  do robozinho era repetir esse ato.Que ato era esse?
13)Muito carismático, Wall-E conseguia transmitir diversas emoções  apenas com seu olhar. Você acha que ele “balançou” os sentimentos de Eva com essas emoções? Justifique .
14)Por que no planeta Terra do filme não havia vida?
15)O que podemos fazer para evitar um futuro como o mostrado no filme?


Meu Mestre minha vida



Sinopse:
Arrogante e autoritário, o professor Joe Clark é convidado por seu amigo Frank Napier a assumir o cargo de diretor na problemática escola em Paterson, New Jersey, de onde ele havia sido demitido. Com seus métodos nada ortodoxos, Joe se propõe a fazer uma verdadeira revolução no colégio marcado pelo consumo de drogas, disputas entre gangues e considerado o pior da região. Com isso, ele ao mesmo tempo coleciona admiradores e também muitos inimigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário