domingo, 16 de março de 2014

Projeto Carnaval

PROJETO CARNAVAL
Diretora: Vilma Jales
Coordenador Pedagógico: Luiz Leno Vanderline
Professora responsável: Viviane Freitas
Professores colaboradores: Micheli, Ana Maria, Patricia, Maria José, João Célio e Claudiane.


Público alvo: Alunos do 3° e 5° “B”
Período: 24 à 27/02/2014


APRESENTAÇÃO
Considerando-se o carnaval como fenômeno contribuinte para a formação da cultura brasileira e levando em conta sua importância como símbolo de identidade nacional, esse projeto busca desenvolver metodologias de trabalho que visam uma análise interdisciplinar do carnaval, promovendo novas possibilidades de conhecimentos a educadora de forma inovadora e educativa.

O projeto tem como foco trabalhar a interdisciplinaridade do carnaval numa perspectiva de reconstrução do conhecimento, aliado aos recursos tecnológicos, como ferramenta fundamental para a socialização do conhecimento, disseminando informações e culturas e, sobretudo não apenas transmitir, mas reconstruir o conhecimento através da interdisciplinaridade.
Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da via pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.

Este projeto tem o intuito de mostrar aos alunos envolvidos, as diversas formas de se comemorar o Carnaval e em diferentes regiões, com foco na Região nordeste que ainda preserva os Entrudos.

OBJETIVO GERAL

 Desenvolver o tema carnaval de forma interdisciplinar e inovadora, aliado aos recursos tecnológicos, envolvendo educadores e educandos, proporcionando uma nova visão do carnaval valorizando as diversas culturas em diferentes regiões do Brasil.


Proporcionar aos educandos de constituírem relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens que possibilitem a interferência em uma nova realidade, desencadeando novas ações.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 
Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
            Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
            Coletar dados sobre o carnaval no Brasil utilizando a Sala de Tecnologia Educacional;
             Desenvolver o gosto pela leitura;
      Trabalhar o raciocínio, a memória e técnicas de pinturas e colagens;
                                                            Desenvolver a linguagem oral e escrita utilizando palavras cruzadas;
 


CONTEÚDOS

           O carnaval ( origem)
            Linguagem oral e escrita ( caça-palavras, cruzadinhas, textos, leituras e interpretação)
           O fazer artístico (confecção de mascaras e ornamentação da sala)
           Apreciação musical (Marchinhas e sambas)
            Efeito de bebidas e drogas (Ciências)
      Culinária tradicional do Carnaval (pratos típicos do nordeste) ( Matemática e Português)



ESTRATÉGIAS

    Trabalho em sala com músicas, poemas, marchinhas e textos diversos;
     Pesquisa
          Danças ( Frevo e Maracatu)
          Desenho
     Pintura
     Recorte e colagem
         Vídeos utilizando multimídia e Sala de tecnologia;
     Pendrive com marchinhas   
      Máscaras e serpentinas para ornamentação da sala e do Pátio
           Oficinas de máscaras e fantasias
    Receitas típicas do Carnaval ( Bolo Mulatinho e Raspadinha de Melancia)

 
 

CULMINÂNCIA

27/02/2014 – 1° Aula de Culinária: Preparação do Bolo Mulatinho e da Raspadinha de Melancia para degustação interna;
2° Desfile de Mascaras dos alunos da escola;
3° Desfile de fantasias com premiação;
4° Baile





AVALIAÇÃO

Processual e contínua, valorizando a expressividade a criatividade e a integração de todos os envolvidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário