OLHA O
CARNAVAL AÍ, GENTE!!!
O Brasil é
conhecido como o "país do carnaval" e, como bons brasileiros, devemos
saber um pouco sobre essa festa que contagia muita gente daqui e de diversas
partes do mundo.
A HISTÓRIA
DO CARNAVAL
O carnaval é
uma festa popular muito antiga e, por isso, não se sabe
a origem
exata dessa comemoração. O que se sabe é que essa tradição vem sendo
transmitida de geração a geração há muitos séculos.
Quem trouxe
o carnaval ao Brasil foram os portugueses, por volta de 1750. Nessa época, a
festa era chamada de entrudo, palavra que vem do latim introitu e significa
entrada, pois a comemoração começava na entrada (início) da Quaresma.
Mais tarde,
surgiram as máscaras, as fantasias e as marchinhas. A serpentina (de origem
francesa) e o confete (de origem espanhola) que enfeitam os bailes de salão
chegaram ao Brasil em 1892.
Algumas
fantasias, como as de Pierrô, Colombina, Arlequim e Rei Momo são bastante
tradicionais, principalmente nos bailes de salão. Mas, mesmo com todo o sucesso
desses bailes, o carnaval de rua é cada vez mais procurado e ainda preserva
parte do folclore brasileiro.
CARNAVAL DE
RUA
Desde o
início do carnaval brasileiro, muitas pessoas o comemoram nas ruas. Foram assim
que apareceram os blocos e os cordões, grupos que cantavam músicas próprias e
que deram origem às escolas de samba.
Hoje, nos
estados da Região Nordeste, o carnaval de rua reúne uma multidão de pessoas,
entre brasileiros e estrangeiros.
Cada estado
tem sua maneira de festejar. Na Bahia, por exemplo, a grande atração são os
trios elétricos e, em Pernambuco, danças tradicionais como o frevo e o maracatu
fazem a festa de adultos e crianças.
O CARNAVAL
BRASILEIRO
O primeiro
carnaval brasileiro, segundo os historiadores, aconteceu em 1641. O governador
do Rio de Janeiro, Salvador Correa de Sá Benevides, determinou que se dedicasse
uma semana de festa para homenagear a coroação de D. João IV. O povo adorou a
ideia.
No início, o
carnaval era animado com canções portuguesas, como as quadrilhas. Depois,
vieram a polca e os ritmos do carnaval italiano. Só em 1870 é que surgiu uma
música tipicamente brasileira, o maxixe, e a primeira canção carnavalesca do
país: E viva Zé Pereira.
Uma tradição
do carnaval eram as brigas com ovos, limões, água e farinha, já cultivada em
outros países. Na época da Proclamação da Independência, eram comuns essas
batalhas. Até as orgulhosas senhoritas da alta sociedade participavam. Das
varandas das casas, moças vistosas jogavam ovos e água nas pessoas que passavam
na rua.
O SAMBA
O samba tem
origem em antigos ritmos trazidos pelos escravos africanos para o Brasil.
Afirma-se que a palavra samba vem de semba, que significa umbigada ou união do
baixo ventre em dialeto africano. No século XIX, esses ritmos africanos
sofreram a influência da polca, da habanera, do maxixe e do choro. A arte do
samba chegou ao Rio de Janeiro com as baianas que ali foram viver.
fonte:
www.meninomaluquinho.com.br
SUGESTÕES DE AULAS RIQUISSIMAS COM O TEMA CARNAVAL:
Sugestão
de aulas sobre o carnaval:
Aula
1
Lendo e escrevendo narrativas de carnaval
Dados da Aula:
O que o aluno poderá
aprender com esta aula:
O aluno desenvolverá a
leitura a partir de um texto narrativo a respeito do carnaval.
Trabalhará a interpretação
do texto narrativo e os elementos da narrativa, tais como narrador, enredo e
partes da narrativa (início, meio e fim).
Realizará uma produção de
texto tendo como base o texto narrativo lido, partindo de suas experiências.
Duração das atividades
Aproximadamente três aulas
de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios
trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deverá estar
inserido no processo de alfabetização e letramento
Estratégias e recursos da
aula
Momento 1
O professor organizará os alunos em uma roda, no chão da
sala de aula, informando-os que eles irão ouvir uma história sobre o carnaval.
Antes de contar a história,
ele irá conversar com os alunos a respeito do carnaval, perguntando se eles
gostam de carnaval, o que eles fazem nessa festa, se eles viajam, se assistem
aos desfiles de escola de samba, etc.
O professor, então, deixará
a conversa fluir, permitindo que os alunos falem livremente a respeito do tema
e que contem o que gostam de fazer nessa época.
Momento 2
Após a conversa inicial, o
professor irá contar a seguinte história:
O carnaval de João e Amanda
(Autora: Lívia Fagundes
Neves)
Amanda estava animada. Ela
estava de férias com sua família em um lugar fantástico: o Rio de Janeiro. O hotel era maravilhoso.
Havia uma piscina, um jardim e estavam perto da praia!
O Irmão de Amanda, João,
também estava muito animado. Era tempo de carnaval no Rio e, naquela noite,
aconteceria uma grande festa na rua. Todo mundo usava roupas maravilhosas, de
diferentes cores: verde, azul, vermelho, roxo, e até dourado e prateado.
Amanda e João queriam ir à
festa, mas não tinham nenhuma roupa de carnaval. Então, tiveram a ideia de ir a
uma loja e comprar fantasias.
Assim, eles saíram do hotel
com seus pais e foram para o centro de compras da cidade.
Todas as lojas tinham
roupas fantásticas. Eles entraram em uma loja bem grande.
Amanda queria colocar uma
roupa com uma capa especial, saia curta, camiseta azul, botas brancas e um
chapéu de vaqueiro.
João escolheu uma fantasia
que tinha um par de calças vermelhas e amarelas, uma camisa verde e vermelha
manchada, sapatos azuis, um chapéu de bobo e um nariz vermelho.
Mas, na hora de pagar, os
jovens trocaram tudo. Amanda comprou um vestido cor de ouro e prata com sapatos
de saltinho e João, uma fantasia de super-homem. Agora, eles estavam prontos
para a festa!
Quando a família estava voltando para o hotel,
viram uma mulher alta, elegante em um belo vestido preto. Ela usava diamantes
nos dedos, nos sapatos, na roupa e no cabelo.
O gerente do hotel lhes
informou que aquela era Diana Diamond, a famosa estrela de cinema. Contou
também que aqueles diamantes eram de verdade e que custavam muito caro.
Amanda e João foram para o
quarto se aprontar para a festa. Às oito horas, os jovens com seus pais
desceram ao restaurante para jantar. Eles comeram bife, batatas fritas e
salada.
De repente, todos ouviram
alguém gritar:
_ Meus diamantes se
foram!!! Roubaram meus diamantes!
Era Diana Diamond que saiu
gritando e correndo do elevador do hotel.
Assim que ouviram os
gritos, os dois irmãos viram um homem, com uma fantasia de gato preto, fugindo
com os diamantes nas mãos.
Na rua havia milhares de
pessoas vestindo trajes coloridos. Todo mundo estava dançando e cantando. A
música era muito alta, mas mesmo com toda a confusão, os dois correram atrás do
gato preto.
Foi difícil vê-lo por causa
da festa na rua mas João, que era muito esperto, o avistou de longe.
O gato preto corria
desesperadamente. Amanda não conseguiu seguí-lo mas João, muito ligeiro, estava
quase alcançando o ladrão.
De repente, o gato preto
parou e caiu no chão, parecia estar com falta de ar e exausto de tanto
correr. Então, João segurou o ladrão
pelos braços e começou a gritar por ajuda. A polícia chegou, algemou o ladrão e
o levou para a prisão. João retornou ao
hotel na viatura e lá, juntos, polícia e mocinho, devolveram os diamantes a
Diana Diamond.
Ela ficou muito satisfeita,
agradeceu imensamente e, em retribuição, convidou toda a família de João para
comparecerem à sua festa de carnaval, que aconteceria no terraço do hotel.
Naquela noite, Amanda, João
e seus pais foram à festa de carnaval de Daiana. Tudo estava impecável, comida,
fantasias, música e brincadeiras. Foi uma noite inesquecível!
Joâo e sua família permaneceram por mais três
dias no hotel. Fizeram uma bela amizade com Daiana e, até hoje, recebem
notícias de seus filmes e do sucesso que ela faz pelo mundo afora.
Momento 3
Terminada a história, o
professor irá perguntar se os alunos gostaram daquela aventura de carnaval e
perguntará ainda se alguém já teve uma experiência legal de carnaval para
contar.
Em seguida, o professor
fará perguntas orais a respeito da história tais como:
- Quem são os personagens
dessa história? (Amanda, João, o artista, os pais, a policia,o ladrão e o
porteiro do hotel)
- Onde se passa a história?
(No Rio de Janeiro)
- Em que época acontece
essa história (Na época do carnaval)
- Quais informações estão
presentes no início da história? (Dois irmãos vão passar o carnaval no Rio de
Janeiro, se hospedam em um hotel, compram fantasias para ir à uma festa e
conhecem Diana)
- Qual o clímax da
história, ou seja, qual é a parte de suspense? (A parte em que o ladrão rouba o
diamante e João sai correndo atrás dele)
- Qual é o desfecho da
história, ou seja, como termina a história? (João pega o ladrão, a polícia
chega e Diana os convida para a festa.)
Para finalizar esse
momento, o professor deverá informar aos alunos que ele contou uma história
ocorrida com alguns personagens e que o nome da pessoa que conta uma história é
NARRADOR.
Completará ainda dizendo
que aquela história é uma NARRAÇÃO porque narra, ou seja, conta um
acontecimento ou um fato, vivido por alguém.
Momento 4
Pedir que os alunos voltem
ao seus lugares para a leitura de um outro texto narrativo sobre carnaval. O professor,
então, entregará o texto abaixo para os alunos lerem e colarem no caderno:
Um carnaval diferente
(Autora: Lívia Fagundes
Neves)
Carolina é uma menina que tem nove
anos e mora no Rio de Janeiro. Ela adora estudar e brincar com seus amigos
depois da escola. Sua brincadeira favorita é “escolinha” e ela gosta sempre de
imaginar que é a professora.
Certo dia, após a aula, quando
Carolina ia ao encontro de suas amigas
para brincar, sua mãe lhe chamou para arrumar as malas: elas iriam viajar e
aproveitar o carnaval de 2005 na praia.
Carol, como era chamada, ficou
animada, deixaria de brincar com suas colegas, mas, no dia seguinte, iria para
a praia encontrar com sua prima Filó, também de nove anos, de quem ela tanto
gostava.
No dia seguinte, após uma longa
noite de espera e ansiedade, Carol e sua mãe acordaram bem cedo, tomaram café e
pegaram a estrada. Elas estavam radiantes! Aquele seria um ótimo carnaval!
Após uma breve viagem, as duas chegaram
à cidade desejada! A praia estava linda! Mas... não tinha ninguém aproveitando
aquela maravilha. As duas se olharam e acharam muito estranho aquilo! O dia
estava ótimo e já era carnaval. Deveria ter um monte de gente pulando na rua e
aproveitando o dia.
Apesar da frustração, as duas
continuaram seguindo até a casa da prima. No caminho, também não viram sinal de
alguém. Carol olhou o relógio, já passavam das 14 horas e onde estariam todos?
Chegando à casa de Filó, tocaram a
campainha! A mãe de Filó, chamada Rita, após quase dez minutos, atendeu a
porta. E para a surpresa de Carol, Rita muito abatida! Parecia doente, tinha
olheiras e estava com febre.
As visitantes, muito assustadas,
perguntaram o que estava acontecendo e Rita respondeu que metade da cidade
havia acordado doente naquela manhã, domingo de carnaval, parecia com uma gripe
muito forte. A prima Filó nem conseguiu sair da cama.
As duas não sabiam o que fazer,
pensaram em voltar para a sua cidade mas, ficaram com pena de sues parentes e
resolveram ficar para ajudar. Acabaram passando o resto do carnaval cuidando
das pessoas daquela casa.
Na quarta-feira de cinzas todos já
estavam melhores... Assim como quase toda a população daquela cidadezinha
praiana. Haviam sido medicados e descoberto que um vírus muito forte foi o
causador daquele estrago.
Naquela tarde de quart-feira Carol
e sua mãe foram voltaram para casa, esperaram tanto por aquele carnaval na
praia e nem podiam imaginar que seriam tão úteis ajudando seus parentes a
melhorassem daquela doença.
Partiram mas prometeram a Rita, a
Filó e a si mesmas que o próximo carnaval seria diferente! Elas iriam fazer
muita folia e pular bastante, ao som de um bom samba!
Momento 5
Após uma leitura silenciosa
e em voz alta, realizada pelo professor, o aluno irá responder às seguintes
perguntas no caderno:
1) Quais são os personagens
da história? (Carol, sua mãe, Filó e Rita)
2) Onde se passa a
história? (No Rio de Janeiro)
3) Quando acontece a
história? (No carnaval de 2005)
4) Quais informações estão
presentes no início da história? (Informações sobre Carol: o que ela gosta de
fazer, quantos anos ela tem, etc)
5) O que acontece no meio
da história? (Carol e sua mãe viajam no carnaval para praia e encontrarm uma
cidade estranha)
6) O que acontece no final
da história? (Carol e sua mãe passam o carnaval cuidando dos doentes e vão
embora na quarta-feira de cinzas)
7) Na sua opinião, o fato
contado nessa história ocorreu de verdade, ou seja, é possível que quase toda a
cidade tenha ficado doente no carnaval? (Resposta pessoal. O professor deverá
mostrar, durante a correção, que os acontecimentos narrados em uma história
podem ser imaginários ou inventados, assim podem não ter ocorrido
verdadeiramente)
8) Por que o título do
texto é "Um carnaval diferente?" (Porque Carol não pode aproveitar o
carnaval na praia, ela precisou de cuidar dos seus parentes)
9) No oitavo parágrafo
lê-se: "As visitantes...". A quem o narrador se refere? (Ele se
refere ä Carol e sua mãe).
10) Por que Carol e sua mãe
se assustaram ao chegar à cidade da praia?
(Porque a cidade estava vazia, sem ninguém na rua.)
11) Qual foi a promessa
feita pelas duas visitantes ao final da história? (Elas prometeram que o
próximo carnaval tudo seria melhor)
Momento 6
O professor deixará que os
alunos tentem desenvolver as questões propostas no momento anterior e, em
seguida, fará a seguinte a explicação:
- A história "um
carnaval diferente" também é um exemplo de NARRACÃO, assim como a primeira
história que vocês ouviram. Há um NARRADOR, ou seja, uma pessoa contando um
acontecimento que ocorreu com outra pessoa, ou um acontecimento inventado, que
ocorreu em um determinado tempo e em um determinado espaço. Inicialmente, em
uma narração, o narrador inicia a história apresentando os personagens e
situando o lugar e o tempo em que algum fato acontecerá. Em seguida, o narrador,
no meio da história, conta o ocorrido, para ao final da história resolver e dar
um desfecho para aquele acontecimento.
Após essas considerações, o
professor retornará a atividade do momento 5, discutindo e exemplificando a
explicação que ele acabara de dar.
Para finalizar esse
momento, é importante que o professor explique que o narrador das duas
histórias contam um acontecimento que ocorreu com alguém e que, portanto, eles
(narradores) não participaram daquelas histórias. Mas pode acontecer de um personagem
que viveu a história também a contar, assim, nesse caso, o narrador da história
será também um personagem.
Momento 7
Para sistematizar essas
informações a respeito da Narração, o professor pedirá que os alunos anotem no
caderno o seguinte lembrete:
Texto narrativo
O texto narrativo conta
acontecimentos ou experiências vividas ou imaginadas por alguém.
Quem conta esses
acontecimentos com os PERSONAGENS é o NARRADOR que ainda situa a história em um
determinado TEMPO e ESPAÇO.
Momento 8
Após as explicações e
exemplificações acerca do texto narrativo, o professor convidará os alunos a
escreverem uma narrativa, contando um acontecimento ou uma experiência de
CARNAVAL vivida por alguém.
Explicar, então, que eles
serão os NARRADORES e que podem contar algo verdadeiro que aconteceu com alguém
que eles conhecem ou inventarem uma história com esse tema. Lembrá-los da
necessidade de organizar a história em: princípio, meio e fim. No principio
será apresentado os personagens, o tempo e o espaço. No meio desenrolará a ação
durante o carnaval e, no fim, ocorrerá um desfecho, uma finalização a partir da
ação.
Momento 9
O professor irá corrigir as
produções e, na próxima aula, deixará que os alunos as leiam à frente da sala.
Recursos Complementares
O professor poderá mostrar
algumas figuras de carnaval para os alunos, como incentivação inicial, antes de
contar a história. Há algumas figuras no site:
Avaliação
O professor irá verificar
se o aluno compreendeu a estrutura do texto narrativo através das respostas das
atividades relacionadas e da correção das narrações.
Ao corrigir as narrações, o
professor deverá analisar também a criatividade dos alunos, bem como a
organização textual, no que diz respeito ao uso de parágrafos e pontuações,
verificando, ainda, questões ortográficas e de concordância.
AULA RETIRADA DO SITE:
AULA 2
Carnaval: uma grande festa cultural
Dados da Aula:
O que o aluno poderá
aprender com esta aula
Com estas aulas os alunos
poderão aprender os aspectos históricos do carnaval, em especial, sobre sua
“invenção”.
Em termos cognitivos serão trabalhados conteúdos de História e Língua Portuguesa, por meio de:
- Leitura, interpretação de textos (livros, jornais, revistas e sites);
- Produção de texto (por meio da confecção de cartazes);
- Linguagem Oral (apresentação do resultado das pesquisas e confecção dos cartazes);
- Pesquisa na internet e em diferentes fontes;
- Organização em trabalhos realizados em duplas;
Em termos cognitivos serão trabalhados conteúdos de História e Língua Portuguesa, por meio de:
- Leitura, interpretação de textos (livros, jornais, revistas e sites);
- Produção de texto (por meio da confecção de cartazes);
- Linguagem Oral (apresentação do resultado das pesquisas e confecção dos cartazes);
- Pesquisa na internet e em diferentes fontes;
- Organização em trabalhos realizados em duplas;
Duração das atividades
Aproximadamente 100
minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios
trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que
conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
Estratégias e recursos da
aula
As estratégias utilizadas
serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
Ao dar início a estas
aulas, o professor deverá mostrar as imagens para os
alunos e perguntar o que eles pensam quando a vêem.
Figura 1 – Imagem de máscaras
Disponível em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1czNxBYaMbcUEVnx5nC8cKCfxPwOl-H9eo2k3ZgwBQTJbsG4eh1M42iznYjX0TC-a8jDuKzTFBjjb9cP7gg76aSLKm8ZGKVLQc7HpjC2SaP7b0smjsCe2nkkPMzjbI765bAfjkurhM9Y/s320/mascara.bmp Acesso em: 03. Dez. 2009.
Disponível em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1czNxBYaMbcUEVnx5nC8cKCfxPwOl-H9eo2k3ZgwBQTJbsG4eh1M42iznYjX0TC-a8jDuKzTFBjjb9cP7gg76aSLKm8ZGKVLQc7HpjC2SaP7b0smjsCe2nkkPMzjbI765bAfjkurhM9Y/s320/mascara.bmp Acesso em: 03. Dez. 2009.
Figura 2- Imagem de confetes e
serpentinas
Disponível em: http://doisdedosdeprosa.files.wordpress.com/2007/02/carnaval.gif Acesso em: 27. Nov. 2009.
Disponível em: http://doisdedosdeprosa.files.wordpress.com/2007/02/carnaval.gif Acesso em: 27. Nov. 2009.
Depois que os alunos derem
suas opiniões sobre o significado das imagens acima, o professor deverá dizer
(caso eles não tenham dito) que as imagens se referem ao Carnaval. Neste
momento deverá pedir que os alunos digam o que eles sabem ou conhecem sobre o carnaval.
O professor poderá registrar na lousa as palavras e frases que os alunos
disserem sobre o que sabem sobre o carnaval.
Em seguida, um aluno voluntário lerá no dicionário, em voz alta, para os demais alunos da sala de aula o que significa a palavra “carnaval”.
Em seguida, um aluno voluntário lerá no dicionário, em voz alta, para os demais alunos da sala de aula o que significa a palavra “carnaval”.
O dicionário Aurélio traz
três definições, são elas:
1. No mundo cristão
medieval, período de festas profanas que se iniciava, geralmente, no dia de
Reis (Epifania) e se estendia até a quarta-feira de cinzas, dia em que
começavam os jejuns quaresmais. [Consistia em festejos populares e em
manifestações sincréticas oriundas de ritos e costumes pagãos, como as festas
dionisíacas, as saturnais, as lupercais, e se caracterizava pela alegria
desabrida, pela eliminação da repressão e da censura, pela liberdade de
atitudes críticas e eróticas.]
2. Os três dias
imediatamente anteriores à quarta-feira de cinzas, dedicados a diferentes
sortes de diversões, folias e folguedos populares, com disfarces e máscaras;
tríduo de momo.
[Sin., p. us., nessas acepç.: entrudo.]
3. Bras. Pop. Confusão, trapalhada, desordem.
[Sin., p. us., nessas acepç.: entrudo.]
3. Bras. Pop. Confusão, trapalhada, desordem.
Referência: Novo Dicionário Aurélio – Século XXI. Versão Digital
Após conhecerem as
definições que o dicionário em que a pesquisa foi efetuada trouxer, os alunos
deverão refletir sobre as definições encontradas neste e compará-las com as
palavras ou frases que estão elencadas na lousa. Feito isso, o professor deverá
pedir que os alunos se dividam em duplas, para que outras pesquisas acerca do
tema “Carnaval” sejam efetuadas.
Atividade 1
Neste momento, o professor
deverá estabelecer aos alunos os assuntos que deverão ser privilegiados no
desenvolvimento das pesquisas sobre o Carnaval. Estas pesquisas deverão ser
feitas em diferentes fontes, tais como: livros didáticos e paradidáticos,
internet, jornais, revistas, entre outros.
Os assuntos a serem
pesquisados são:
1 - História do Carnaval;
2 - Definições sobre o Carnaval;
3 - Carnaval no Brasil;
4 - Carnaval em outros países;
5 - Problemas relacionados ao carnaval (uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, acidentes e etc);
6 – Curiosidades.
2 - Definições sobre o Carnaval;
3 - Carnaval no Brasil;
4 - Carnaval em outros países;
5 - Problemas relacionados ao carnaval (uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, acidentes e etc);
6 – Curiosidades.
Sugerimos que o professor
distribua a cada uma das duplas um destes assuntos/temas.
Abaixo estão relacionados
alguns sites em que os alunos poderão efetuar as pesquisas (Fig. 3):
Atividade 2
Após o desenvolvimento das
pesquisas, cada dupla deverá elaborar um cartaz contendo informações e imagens
sobre um dos 6 assuntos ou temas elencados anteriormente. Cada dupla deverá
fazer uma breve exposição sobre o resultado de suas pesquisas, trabalhando
assim com a linguagem oral, a qual é muito importante para o
desenvolvimento dos alunos!
Em seguida, os cartazes deverão ser expostos em um Mural da escola para que os demais alunos, professores e funcionários possam conhecê-los.
É importante que o tema do uso de álcool e drogas e também sobre o uso de camisinhas seja contemplado nas pesquisas e na elaboração dos cartazes, por se tratar e um tema muito importante que deve ser discutido pela escola!
Sugerimos que na confecção dos cartazes os alunos coloquem confetes e serpentinas!
Em seguida, os cartazes deverão ser expostos em um Mural da escola para que os demais alunos, professores e funcionários possam conhecê-los.
É importante que o tema do uso de álcool e drogas e também sobre o uso de camisinhas seja contemplado nas pesquisas e na elaboração dos cartazes, por se tratar e um tema muito importante que deve ser discutido pela escola!
Sugerimos que na confecção dos cartazes os alunos coloquem confetes e serpentinas!
Recursos Complementares
1. Sugerimos que em outra
oportunidade o professor trabalhe com os alunos letras de algumas músicas do
Carnaval, conhecidas como “Marchinhas”.
Segue abaixo a lista de algumas marchinhas:
Segue abaixo a lista de algumas marchinhas:
2. Sugerimos que os alunos
confeccionem máscaras de carnaval com papel reciclado ou “papel marche”.
http://www.confagri.pt/Ambiente/ObjectosResiduos/doc29.htm
http://www.sonholilas.com.br/2007/05/24/receita-de-papel-mache/
http://www.sonholilas.com.br/2007/05/24/receita-de-papel-mache/
Avaliação
Os alunos deverão ser
avaliados em todos os momentos das aulas, sempre focalizando na avaliação as
seguintes competências:
- Leitura, interpretação de textos (livros, jornais, revistas e sites);
- Produção de texto (por meio da confecção de cartazes);
- Linguagem Oral (apresentação do resultado das pesquisas e confecção dos cartazes);
- Pesquisa na internet e em diferentes fontes;
- Organização em trabalhos realizados em duplas;
- Leitura, interpretação de textos (livros, jornais, revistas e sites);
- Produção de texto (por meio da confecção de cartazes);
- Linguagem Oral (apresentação do resultado das pesquisas e confecção dos cartazes);
- Pesquisa na internet e em diferentes fontes;
- Organização em trabalhos realizados em duplas;
AULA RETIRADA DO SITE:
Aula 3:
Ouvindo e escrevendo marchinhas de carnaval
Dados da Aula
O que o aluno poderá
aprender com esta aula
O aluno terá a oportunidade
de:
desenvolver a leitura
e a escrita através do trabalho com marchinhas de carnaval;
compreender a letra das
marchinhas;
desenvolver a criatividade
e a escrita a partir da elaboração orientada de uma marchinha de carnaval sobre
temas infantis;
Se envolverá com a
festividade do carnaval através de enredos típicos dessa festa.
Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de
50 minutos.
Conhecimentos prévios
trabalhados pelo professor com o aluno
Será necessário que o aluno
já esteja alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Estratégias e recursos da
aula
Momento 1
O professor iniciará a aula
perguntando para os alunos se eles sabem o que é carnaval (uma festa típica do
nosso país e que acontece, geralmente, em fevereiro), se eles gostam dessa
festa e quais são as atrações que eles conhecem do carnaval (escolas de samba,
trio elétrico, dança, folia na rua, etc.)
Continuará a conversa
perguntando se eles sabem qual é a música típica do carnaval.
Informar que a MARCHINHA é
um tipo de música antiga que era, e ainda é, bastante utilizada nos
bailes de carnaval. Perguntar quem conhece uma marchinha de carnaval.
Momento 2
Levar para os alunos a
marchinha "mamãe eu quero" para eles ouvirem e lerem a letra, a qual
será xerocada para cada aluno (Música disponível no site abaixo)
Mamãe eu quero
Compositor(es): Marcha De
Jararaca E V. Paiva
Mamãe eu quero, mamãe eu
quero
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!
Dorme filhinho do meu
coração
Pega a mamadeira em vem entra no meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana
Pega a mamadeira em vem entra no meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana
Eu olho as pequenas, mas
daquele jeito
E tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal
E tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal
O professor deixará os
alunos ouvirem a marchinha quantas vezes julgar necessário, incentivando-os a
cantar. Em seguida, conversará a respeito da compreensão da letra da música,
deixando que os alunos digam o que entenderam, perguntando o significado de alguma
palavra, possivelmente, não entendida por eles.
Direcionar a conversa,
afirmando que essa marchinha é uma brincadeira e que diz respeito à relação de
um mãe com seu filho.
Momento 3
Apresentar outras
marchinhas de carnaval, disponíveis nos sites abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=jX-mr-ivIug&NR=1 (vídeo
com alunos cantando)
Abre Alas
Composição: Chiquinha
Gonzaga
Ô Abre Alas,
Que eu quero passar (2 X)
Que eu quero passar (2 X)
Eu sou da Lira,
Não posso negar (2 X)
Não posso negar (2 X)
Ô Abre Alas,
Que eu quero passar (2 X)
Que eu quero passar (2 X)
Rosas de Ouro é quem vai
ganhar
Após a escuta dessa
marchinha, o professor procederá da mesma forma orientada anteriormente,
explicando a letra da música. Nesse caso, será necessário esclarecer que Rosa
de Ouro era o nome de uma escola de samba e que essa marchinha diz respeito à
passagem da escola na avenida. Ela pede espaço para passar (ô abre alas),
afirmando que o cantor é da lira, ou seja, da poesia ou da arte.
Momento 4
Neste momento, será
apresentada ao aluno uma outra marchinha, mas será realizada uma atividade
diferenciada, na qual os alunos receberão a letra com algumas palavras
apagadas. Desta forma, eles ouvirão a música e terão que completar a letra com
as palavras que estão faltando.
Tomara que chova
Composição: Emilinha Borba
Tomara que ______
Três dias sem parar,
Tomara que chova,
Três dias sem _____
Três dias sem parar,
Tomara que chova,
Três dias sem _____
A minha grande ____
É lá em casa
Não ter água,
Eu _____ me lavar.
É lá em casa
Não ter água,
Eu _____ me lavar.
De _____ eu ando cheio,
Quando eu conto,
A minha vida,
Ninguém quer acreditar,
_______ não me cansa,
O que cansa é pensar,
Que lá em _____ não tem água,
Nem pra ______
Quando eu conto,
A minha vida,
Ninguém quer acreditar,
_______ não me cansa,
O que cansa é pensar,
Que lá em _____ não tem água,
Nem pra ______
A música está disponível no
site:
Ao final da atividade de
completar a letra, o professor também discutirá a interpretação dessa marchinha
com os alunos, informando-os que a temática em questão gira em torno do tempo
(pedido de chuva por parte do autor) e da falta de água comentada como um
problema também ressaltado pelo autor.
Momento 5
Após esses três exemplos de
marchinhas, o professor pedirá, com tarefa de casa, que os alunos pesquisem
para a próxima aula, exemplos de marchinhas, com a letra escrita em uma folha,
a ser entregue para o professor.
Momento 6
Na aula seguinte, o
professor pedirá aos alunos para apresentarem a marchinha que encontraram e
confeccionará um mural intitulado: MARCHINHAS DE TODOS OS TEMPOS
Momento 7
Nesse momento, o professor
irá sugerir a escrita de uma marchinha de carnaval produzida pelos alunos.
Como
inspiração, o professor colocará várias marchinhas para os alunos
ouvirem, contidas no vídeo indicado abaixo:
Em seguida, dará a
orientação: para escrever uma marchinha será necessário escolher uma melodia,
ou seja, um som, que pode ser o mesmo de uma marchinha de que eles gostam.
Será necessário escolher
também um tema,o qual o professor poderá sugerir que seja sobre brincadeiras ou
sobre algum personagem de que eles gostam.
Será interessante o
professor dar um exemplo de marchinha inventada, como a sugerida abaixo:
Exemplo: futebol com a
melodia (som) de "Mamãe eu quero", utilizando alguma parte da música
e a respeito de uma brincadeira ou esporte:
Título: Mamãe eu quero
Compositora: Lívia Neves
Mamãe eu quero
Mamãe eu quero
Eu quero jogar futebol
Dá minha chuteira
Dá minha chuteira
Dá minha chuteira porque eu
quero jogar!!!!
Momento 8
O professor recolherá as
marchinhas, verificando se os alunos entenderam a proposta e dará sugestões de
mudanças, caso haja necessidade.
Em outra aula, entregará
para os alunos passarem a limpo, numa folha especial que poderá conter uma
ilustração típicas de carnaval, ou ser ilustrada pelos próprios alunos.
Momento 9
Após as marchinhas serem
passadas a limpo, o professor pedirá para os alunos apresentarem sua produção
para os colegas, tentando cantar a marchinha inventada. As letras das
marchinhas serão fixadas em um mural intitulado: " Produzindo marchinhas
carnavalescas"
Recursos Complementares
Outras marchinhas serão
encontradas no site:
Assim, o professor poderá
optar por outras marchinhas caso queira complementar sua aula.
Avaliação
O professor corrigirá as
marchinhas de carnaval, verificando se os alunos foram capazes de desenvolver o
tema carnaval, utilizando os temas sugeridos e as melodias ouvidas.
Verificará também o
envolvimento do aluno ao participar das aulas, pesquisando sobre as marchinhas
existentes, cantando as músicas, etc.
AULA RETIRADA DO SITE:
Aula 4:
Trabalhando o carnaval na alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá
aprender com esta aula
Nesta aula o aluno terá a
oportunidade de:
trabalhar o código escrito
a partir da escrita e apresentação de palavras relacionadas ao carnaval;
aperfeiçoar a oralidade
através de conversas informais em sala de aula a respeito do carnaval;
desenvolver a escrita a
partir da elaboração de frases coletivas e individuais sobre figuras de
carnaval;
realizar atividades de
segmentação de palavras em frases sobre carnaval.
Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de
50 minutos
Conhecimentos prévios
trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deverá estar
inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da
aula
Momento 1
O professor apresentará uma
ficha colorida com a palavra CARNAVAL que deverá ser colada no quadro negro
para os alunos tentarem lê-la. Logo após, trabalhará cada letra e cada silaba
dessa palavra.
Em seguida, ele perguntará
aos alunos o que é CARNAVAL, deixando que eles falem o que sabem a respeito
dessa festa. O professor instigará os alunos a pensarem coisas que lembram
carnaval, como por exemplo: fantasia, festa, samba, etc..
À medida que os alunos
forem falando algumas palavras sobre o carnaval, o professor irá anotando-as no
quadro.
Momento 2
O professor, num segundo
momento, apagará as palavras do quadro e convidará os alunos a uma brincadeira:
um ditado de figuras, a qual consiste na apresentação de figuras para, a partir
delas, os alunos escreverem palavras no caderno.
As figuras que deverão ser
mostradas para o ditado são as seguintes:
1) Máscara
2) Fantasias
3) Desfile
4) Samba
5) Folia
6) Confete
7) Serpentina
O professor mostrará as
figuras, ditará as palavras uma a uma e as corrigirá uma a uma também. Primeiro
os alunos escrevem, "do jeito que souberem" no caderno e depois, um
aluno irá ao quadro escrever a palavra ao lado da figura colada. Após o aluno
escolhido escrever a palavra, o professor e os alunos pensarão juntos se foi
escrita de acordo com a regra ortográfica, observando cada letra.
Momento 3
O professor preparará para
os alunos fichas individuais, xerocadas em folhas coloridas, as quais
apresentarão frases sobre o carnaval, mas conterão as palavras unidas na frase,
assim, o aluno separará as palavras com lápis de cor, colará a frase no caderno
e a copiará embaixo da colagem com letra cursiva.
Essa atividade é muito
importante para os alunos trabalharem a segmentação da fala e da escrita e
reconhecerem a necessidade dos espaços entre as palavras.
Assim, a ficha com as
frases poderá ser a seguinte:
Ocarnavaléumafestalegal.
Muitaspessoassefantasiam.
Temmuitosambanocarnaval.
Adoramospularcarnaval.
Asruasficamcheiasnocarnaval.
Momento 4
O professor entregará
outras figuras de carnaval para as crianças e pedirá que eles colem uma de cada
vez, pintem e que escrevam frases sobre elas.
Antes da escrita dos
alunos, é importante que o professor escolha uma gravura e escreva uma frase
como modelo, em seguida, as escritas serão individuais e o professor fará um
atendimento individualizado, lendo e corrigindo as frases de cada aluno.
Aqueles alunos que ainda não alfabetizados, lerão o que redigiram para
que o professor escreva abaixo de suas frases aquilo que produziram.
Ao final da
atividade, alguns alunos poderão, caso queiram, ler suas frases para os
colegas.
Recursos Complementares
Outras figuras de carnaval
podem ser encontradas no site: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=figuras+de+carnaval&gbv=2&aq=0&aqi=g10&aql=&oq=figuras&gs_rfai=
Avaliação
O professor deverá avaliar
se o aluno já consegue codificar e decodificar o código escrito através da
leitura de palavras e da escrita de frases e palavras sobre carnaval.
Aula retirada do site:
Aula 5:
Espaço entre palavras e reconhecimento de palavras com Marchinhas de Carnaval
Dados da Aula
O que o aluno poderá
aprender com esta aula
A criança será desafiada a
observar e compreender espaçamento entre palavras, além da identificação e reconhecimento
de palavra em frases e textos.
Duração das atividades
aproximadamente 4 aulas de
50 minutos
Conhecimentos prévios
trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética.
Estratégias e recursos da
aula
As atividades propostas
neste plano de aula, têm por objetivo possibilitar às crianças, conhecer
algumas músicas da nossa cultura folclórica, em especial sugiro músicas de
carnaval. Mas, certamente você poderá usar parlendas, músicas ou versos típicos
da sua região. Por meio destes textos, iremos propor exercícios de análise e
observação de espaço entre palavras, reconhecimento de palavras em frases e
textos, sendo possível ainda, explorar outras atividades, como por exemplo,
leitura, identificação de palavras especificas (a ser definida por você
professor(a)) no texto, verso, estrofes e outros.
Destaco que no caso de
optar por trabalhar marchinhas de carnaval, que é fundamental ter atenção nos
dizeres da letra da música, no que diz respeito ao vocabulário e também ao
sentido/significado de muitas delas. Assim, sugiro a seguir algumas músicas:
Coração Corinthiano
Doutor, eu não me engano,
Meu coração é corinthiano
Doutor, eu não me engano,
Meu coração é corinthiano
Eu não sabia mais o que fazer
Troquei um coração cansado de sofrer!
Ah! Doutor, eu não me engano,
Botaram outro coração corinthiano!
Botão de Rosa
Roubaram um botão de rosa,
Daí, deu-se a confusão,
A rosa, toda chorosa,
Acusa o cravo de roubar o seu botão.
Roubaram um botão de rosa,
Daí, deu-se a confusão,
A rosa, toda chorosa,
Acusa o cravo de roubar o seu botão.
Houve briga,
Houve briga entre as flores,
Houve briga entre as flores, do jardim,
Mas o cravo, nesse caso, com as dores,
Jogou a culpa toda no jasmim,
E o jardineiro perguntou, na confusão,
Pra que tanto barulho, só por causa de um botão ?....
Coração Corinthiano
Doutor, eu não me engano,
Meu coração é corinthiano
Doutor, eu não me engano,
Meu coração é corinthiano
Eu não sabia mais o que fazer
Troquei um coração cansado de sofrer!
Ah! Doutor, eu não me engano,
Botaram outro coração corinthiano!
Botão de Rosa
Roubaram um botão de rosa,
Daí, deu-se a confusão,
A rosa, toda chorosa,
Acusa o cravo de roubar o seu botão.
Roubaram um botão de rosa,
Daí, deu-se a confusão,
A rosa, toda chorosa,
Acusa o cravo de roubar o seu botão.
Houve briga,
Houve briga entre as flores,
Houve briga entre as flores, do jardim,
Mas o cravo, nesse caso, com as dores,
Jogou a culpa toda no jasmim,
E o jardineiro perguntou, na confusão,
Pra que tanto barulho, só por causa de um botão ?....
A Bruxa Vem Aí
Ai,
A bruxa vem aí,
E não vem sozinha,
Vem na base do saci.
Pula, pula, pula,
Numa perna só,
Vem largando brasa,
No cachimbo da vovó.
A bruxa vem aí,
E não vem sozinha,
Vem na base do saci.
Pula, pula, pula,
Numa perna só,
Vem largando brasa,
No cachimbo da vovó.
I_ Para iniciar a proposta,
é interessante refletir com a turma, sobre o significado do carnaval em nossa
cultura. Assim, convide as crianças a dizer sobre as atividades que acontecem
neste período, como ficam as cidades e as atividades que acontecem nas ruas e
clubes, como as pessoas se vestem, etc. Após esta conversa, você pode convidar
o grupo a fazer um registro, por meio de desenhos, para decorar a sala (ou o
mural da escola).
Para ampliar os
conhecimentos do grupo, sobre estas atividades em nossa cultura, você pode
propor que façam uma pesquisa/entrevista com o pessoal de casa ou mesmo com
funcionários da escola, visando compreender como era o carnaval, nos tempo de
crianças dos entrevistados. Nesta atividade, já proponha que busquem conhecer
as músicas que animavam o canaval nesta época. E, se possível que tragam os CDs
e as letras por escrito. Uma vez concluído este trabalho, organize uma forma de
apresentação oral e escrita. Você poderá aproveitar os registros produzidos,
para viabilizar que de fato todos possam ampliar seus conhecimentos sobre o assunto.
Isso pode se dar por meio de uma roda de converssa e também uma exposição dos
registros no mural da sala ou da escola.
Sugiro, professor(a), que
você apresente a turma suas contrubuições assim, fale das suas experiências e
se possível, organize um cd com músicas de carnaval. Deste cd, escolha um
música para sistematizar o trabalho com o grupo.
II_ Agora que o grupo já
possui uma pesquisa sobre o tema, convide-os a trabalhar com uma música. É
necessário para qualificar a experiência que o grupo possa escutar a música a
fim de aprender cantar, e também que tenha em mãos a letra da canção escolhida
Quando o grupo já estiver
conhecendo a música, sabendo cantá-la, você pode iniciar outras propostas, que
serão mecionadas a seguir:
a) Agora, vocês vão cantar
juntos (sem o som). Em seguida, você pode combinar, que irá “recitar”/falar e
que, a cada palavra, as crianças deverão bater uma palma. Veja o exemplo
abaixo:
A Bruxa Vem Aí
Ai, (PALMA)
A (PALMA) bruxa (PALMA) vem (PALMA) aí (PALMA) ,
E(PALMA) não (PALMA) vem (PALMA) sozinha (PALMA)
Vem (PALMA) na (PALMA) base (PALMA) do (PALMA) saci (PALMA) .
Pula (PALMA), pula(PALMA) , pula (PALMA) ,
Numa (PALMA) perna (PALMA) só (PALMA),
Vem (PALMA) largando (PALMA) brasa(PALMA) ,
No(PALMA) cachimbo(PALMA) da(PALMA) vovó(PALMA).
A (PALMA) bruxa (PALMA) vem (PALMA) aí (PALMA) ,
E(PALMA) não (PALMA) vem (PALMA) sozinha (PALMA)
Vem (PALMA) na (PALMA) base (PALMA) do (PALMA) saci (PALMA) .
Pula (PALMA), pula(PALMA) , pula (PALMA) ,
Numa (PALMA) perna (PALMA) só (PALMA),
Vem (PALMA) largando (PALMA) brasa(PALMA) ,
No(PALMA) cachimbo(PALMA) da(PALMA) vovó(PALMA).
Exercite esta atividade,
quantas vezes julgar necessário. À medida que o grupo for adquirindo habilidade
e ritmo, você pode ir falando mais rápido e assim aumentar o desafio. É
importante que todo grupo esteja com desenvoltura e assimile bem o momento que
deve bater palma, conforme o ritmo e o reconhecimento do espaçamento entre as
palavras.
b) Nesta etapa, combine que
a cada palavra, permanece uma palma, mas que vamos ampliar o desafio. Então, ao
final de cada frase (que as crianças podem acompanhar na cópia da letra que
possuem) elas devem bater duas palmas, estalar o dedo ou bater uma vez na mesa,
por exemplo. Enfim, combinem um código de ação.
A Bruxa Vem Aí
Ai, (PALMA) _ (ESTALAR O
DEDO)
A (PALMA) bruxa (PALMA) vem (PALMA) aí (PALMA) , (ESTALAR O DEDO)
E(PALMA) não (PALMA) vem (PALMA) sozinha (PALMA) (ESTALAR O DEDO)
Vem (PALMA) na (PALMA) base (PALMA) do (PALMA) saci (PALMA) . (ESTALAR O DEDO)
Pula (PALMA), pula(PALMA) , pula (PALMA) , (ESTALAR O DEDO)
Numa (PALMA) perna (PALMA) só (PALMA), (ESTALAR O DEDO)
Vem (PALMA) largando (PALMA) brasa(PALMA) , (ESTALAR O DEDO)
No(PALMA) cachimbo(PALMA) da(PALMA) vovó(PALMA). (ESTALAR O DEDO)
A (PALMA) bruxa (PALMA) vem (PALMA) aí (PALMA) , (ESTALAR O DEDO)
E(PALMA) não (PALMA) vem (PALMA) sozinha (PALMA) (ESTALAR O DEDO)
Vem (PALMA) na (PALMA) base (PALMA) do (PALMA) saci (PALMA) . (ESTALAR O DEDO)
Pula (PALMA), pula(PALMA) , pula (PALMA) , (ESTALAR O DEDO)
Numa (PALMA) perna (PALMA) só (PALMA), (ESTALAR O DEDO)
Vem (PALMA) largando (PALMA) brasa(PALMA) , (ESTALAR O DEDO)
No(PALMA) cachimbo(PALMA) da(PALMA) vovó(PALMA). (ESTALAR O DEDO)
Professor(a), observe que
as indicações dos itens A e B, devem acontecer por meio de exploração oral,
orientada por você. Ok!
III_ Na folha que as
crianças tem em mãos, com a letra da música, solite que marquem com uma
barrinha ( / ) usando o lápis de cor, todo espaço que elas identificarem entre
palavras.
A /Bruxa/ Vem/ Aí
Ai/, _ 1
A /bruxa/ vem/ aí/, _ 4
E/ não/ vem/ sozinha/, _4
Vem/ na/ base/ do/ saci/. _5
Pula/, pula/, pula/,_3
Numa /perna/ só/,_3
Vem /largando/ brasa/,_3
No /cachimbo/ da/ vovó/. _4
A /bruxa/ vem/ aí/, _ 4
E/ não/ vem/ sozinha/, _4
Vem/ na/ base/ do/ saci/. _5
Pula/, pula/, pula/,_3
Numa /perna/ só/,_3
Vem /largando/ brasa/,_3
No /cachimbo/ da/ vovó/. _4
Você pode solicitar ainda,
que na frente de cada frase (de cada linha) que indiquem o número de palavras.
Confira acima. É possível ainda substituir, e assim solicitar que sublinhem de
vermelho as frases com 3 palavras, de azul as com 4 palavras.
IV_ Professor(a) em uma
nova folha, coloque a letra da música com lacunas, para que possam preencher à
medida que você recitar ou que o grupo cantar.
A Bruxa Vem Aí
A Bruxa Vem Aí
Ai,
A ________________ vem aí,
E não vem _______________,
Vem na base do ___________.
Pula, pula, pula,
Numa ____________só,
________largando brasa,
No cachimbo da ___________.
Ao lado da letra, que eles completaram, você pode pedir ainda, que façam uma ilustração. Assim, podemos verificar também a capacidade de interpretação da criança.
Uma última atividade a ser indicada é que você entregue uma folha, onde há tiras com as frases que compõem a música, para que seja recortada organizada e então colada da maneira correta. Neste caso, você pode deixar a letra para que verifiquem ou pode desafia-los a fazer sem conferir. Isso deve depender do nível em que se encontra a sua turma.
A ________________ vem aí,
E não vem _______________,
Vem na base do ___________.
Pula, pula, pula,
Numa ____________só,
________largando brasa,
No cachimbo da ___________.
Ao lado da letra, que eles completaram, você pode pedir ainda, que façam uma ilustração. Assim, podemos verificar também a capacidade de interpretação da criança.
Uma última atividade a ser indicada é que você entregue uma folha, onde há tiras com as frases que compõem a música, para que seja recortada organizada e então colada da maneira correta. Neste caso, você pode deixar a letra para que verifiquem ou pode desafia-los a fazer sem conferir. Isso deve depender do nível em que se encontra a sua turma.
Avaliação
Por meio da diversas
atividades ora propostas, o educador(a) poderá observar se o grupo de alunos
compreende e reconhece o espaçamento entre palavras, bem como o número de
palavras que constitui uma determinada frase e/ou texto. Destacamos que o
desenvolvimento desta habilidade na alfabetização, é processual e essencial
para o êxito no que diz respeito aos avanços para leitura, produção de texto,
bem como a compreensão destes. Neste plano didático, devemos reconhecer e
avaliar também a importância da participação, interação do grupo na temática
estudada.
Aula retirada do Site:
Aula 6:
Produção textual: texto informativo – Carnaval no Brasil (ou outras festividades)
Dados da Aula
O que o aluno poderá
aprender com esta aula
- Participar dos diálogos em sala de aula,
escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas
pelo professor e expondo opiniões nos debates com os colegas e com o
professor;
- Buscar pistas textuais, intertextuais e
contextuais para ler nas entrelinhas, ampliando a compreensão;
- Produzir texto escrito: informativo. Adequando a
escrita por meio dos objetivos propostos;
- Revisar e reelaborar a própria escrita.
Duração das atividades
3 aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios
trabalhados pelo professor com o aluno
- Esta atividade poderá ser organizada em turma em
processo inicial de alfabetização. Em turma heterogênea, o professor
poderá escolher algumas crianças para auxiliarem os demais colegas, sendo
seus escribas. Ou ainda, produzir coletivamente o texto no quadro para
copia dos aprendizes.
Estratégias e recursos da
aula
Recursos
1 – Uma pequena caixa com
algumas perguntas para iniciar a discussão do tema.
2 – Dois mapas do Brasil anexados em cartaz.
2 – Dois mapas do Brasil anexados em cartaz.
Atividade 1
1) Disponha a turma em
roda e escreva no quadro a temática da aula: O Carnaval. Apresente a “caixa
surpresa” para a turma e solicite que algumas crianças retirem as questões da
caixa e leiam para a turma discutir.
Algumas sugestões de
perguntas para a caixa: Qual o significado do carnaval para você? Quais suas
lembranças de carnavais passados? Como seu bairro/cidade vive o carnaval? Você
tem uma escola de samba favorita? Como as regiões do Brasil comemoram o
carnaval? Cante uma música/marchinha de carnaval.
Atividade 2
2) Apresente, em
seguida, um cartaz com dois mapas grandes com as regiões do Brasil, e discuta
oralmente com a turma sobre a diversidade do carnaval no país.
3) Distribua imagens com
esta diversidade ou forneça jornais e revistas afim de que as crianças
identifiquem e discutam sobre as especificidades. Solicite, então, que as
crianças cole-as no primeiro mapa, relacionando com sua respectiva região
brasileira.
Atividade 3
4) Divida a turma em
cinco grupos, sendo que cada grupo ficará responsável por uma região
brasileira. Entregue pequenos pedaços de papel e solicite que o grupo escreva
as características das modalidades carnavalescas de sua respectiva região e
cole-as no segundo mapa. Explore na produção textual: a escrita do nome da
região, as formas de celebrarem o carnaval e suas características.
5) Após o momento de
escrita, solicite que o grupo avalie a mesma e, se necessário, reelaborem um
novo texto. Questões poderão ser apresentadas: o meu texto está claro? Consigo
entender o que está escrito? Está grafado corretamente? Falta alguma
informação?
6) Ao final da atividade
discuta a importância do respeito às diferenças. Divulgue o trabalho nos murais
da escola.
Variação: A mesma atividade
poderá ser adaptada de acordo com a festividade, comemoração ou discussão das
diferenças culturais ou humanas.
Segue a seguir alguns
informes sobre o carnaval nas regiões brasileiras, que servirá para apoiar a
discussão com a turma: Minas Gerais – bailes, carnaval de rua, marchinhas,
batucadas; Rio de Janeiro e São Paulo – escolas de samba; Bahia – axé, trios
elétricos, micaretas; Pernambuco – frevo e maracatu; Região Norte – Festa do
Bumba-meu-boi.
O Carnaval do Brasil é a
maior festa popular do país. O desfile mais tradicional acontece no Rio de
Janeiro, na Passarela do Samba, como é chamado o sambódromo carioca, primeiro a
ser construído no Brasil. Outros desfiles importantes ocorrem em Florianópolis,
Manaus e em Vitória. Recentemente o desfile das escolas de samba de São Paulo
adquiriu relevância ao passar a ser transmitido pela Rede Globo para todo o
país, menos para o Rio Grande do Sul, que desde 2008 transmite os desfiles de
Porto Alegre.
Além dos desfiles das
escolas de samba acontecem também os desfiles de blocos e bandas, grupo de
pessoas que saem desfilando pelas ruas das cidades para se divertir, sem
competição. Também existem os bailes de carnaval, realizados em clubes, ou em
áreas públicas abertas, com execução de músicas carnavalescas.
O carnaval de rua manteve
suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e
Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do
maracatu.
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.
http ://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_do_Brasil – acessado em 14 de outubro de 2009
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.
http ://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_do_Brasil – acessado em 14 de outubro de 2009
7) Segue ainda algumas
links com modelos de mapas que poderão ser utilizados na atividade:
http://ecoviagem.uol.com.br/imagens/leiaute/mapa-basil.gif –
acessado em 14 de outubro de 2009
http://www.santiagosiqueira.pro.br/mapas/brasil/brasil_regioes_mudo.jpg –
acessado em 14 de outubro de 2009
Avaliação
O aprendiz será avaliado:
- No processo de relacionar a imagem do carnaval à
sua localidade no território brasileiro, buscando pistas textuais,
intertextuais e contextuais;
- Por meio da produção do texto informativo,
adequado ao objetivo proposto: descrição das características do carnaval
em determinada região brasileira.
Aula retirada do site:
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