Qual é a utilidade do ditado feito pelo professor?
O ditado é um instrumento que serve bem como uma forma de avaliação.
Esporadicamente nas séries iniciais, durante o aprendizado do sistema
ortográfico, ele pode funcionar como um mapa de possíveis dificuldades que a
classe apresente em relação a um grupo de palavras que tenham sido objeto de
estudo. Ainda assim, muitos professores insistem em utilizá-lo como uma
estratégia de ensino para trabalhar ortografia e normas gramaticais. No
entanto, ditar pequenos textos ou listas de palavras descontextualizadas para
os alunos escreverem, fazer a correção coletiva registrando no quadro a forma
correta e pedir que corrijam o que erraram é uma dinâmica pouco útil para
ensinar regras. Isso porque ela deixa a turma em uma postura passiva, apenas
conferindo o que acertou ou errou. Como se pode observar, o foco da atividade é
realmente avaliar o que é sabido ou não. Além disso, a prática evidencia o erro
e categoriza os alunos entre os que estão "bem" em ortografia e os
que estão "mal" e precisam copiar. E a cópia, por sua vez, acaba
funcionando como uma punição.
Retirado do site:http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/fundamentos/qual-utilidade-ditado-feito-pelo-professor-496264.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário